quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Harvest Moon: A Wonderful Life - Special Edition

FERRAMENTAS:

Além das ferramentas que você comprar no Van, os personagens do jogo lhe darão ferramentas extras caso seja amigo deles. Veja a lista destas ferramentas que eles lhe darão abaixo.

Alarm Clock - despertador

No segundo capítulo Samantha e Grant se mudarão para a vila, torne-se amigo deles e vá visita-los por volta das 5:30AM. Haverá uma cut-scene que Grant diz que não precisa mais de seu velho despertador pois ele já consegue acordar sozinho, ele perguntará se você quer ficar com ele ou não.

Fishing Pole G - vara de pescar

Tornando-se amigo de Galen e Nina durante o primeiro capítulo. E dando a eles muitos presentes e peixes até ficarem seus amigos. Um dia Galen irá falar com você e perguntará se você gosta de pescar, então responda afirmativamente e ele lhe dará uma vara de pescar melhor que a comprada no Van.

Brush - escova
Você pode compra-la no Van. É muito recomendada pois serve para dar banho nos animais e para escovar suas vacas, cavalo, bois, ovelhas e etc...

Watering Can W - regador W
Torne-se amigo de Romana dando flores á ela. Um dia quando for para a Vila, Romana chamará Sebastian e irá lhe mostrar um regador estranhado, que ela diz que não usa mais, então ela te dá de presente, é muito melhor que o regador comum.

Seed Maker - máquina de sementes
Se você se tornar amigo de Daryl o cientista, durante o segundo capítulo vá até a casa dele e haverá uma cut-scene e ele estará muito nervoso pois descobriram o seu invento, a máquina de fabricar sementes. Então ele resolve te presentear com a seed maker.

PESSOAS:

Para saber se a pessoa e seu amigo(a) e só passar na frente dela se ela virar o rosto para você ela e sua amiga se não virar tente fazer amizade com ela, pois é muito importante a amizade com alguém nesse jogo pois eles lhe darão vários presentes, observe abaixo os personagens e o que eles gostam ou não.

Takakura: Era amigo de seu pai, ele te ajuda supervisionando o que você faz. Todos os dias sai pra vender na cidade o que você produziu e trazer o que você encomendou.
Gosta: Leite, Receitas que você faz.
Não gosta: N/A.

Van: É um comerciante viajante. Ele compra as coisas que você não pode vender no Bin da fazenda, e alem disso vende coisas a você e pode até dar uns descontos bon se for amigo dele.
Gosta: Egg.
Não gosta: Butter.

Sebastian: Mordomo de Romana dês de que ela veio morar na vila, os dois são muito amigos e ele é muito util para ela.
Gosta: Egg, Chesee, Milk, Coins, Butter, Cristais.
Não gosta: N/A.

Darly: Ele e o cientista louco que vive na cidade ele parece ser ignorante e chato, mas quando você se torna amigo dele no segundo ano ele te dará a seed maker que funciona para fazer sementes. só você colocar um fruto de qualquer tipo e esperar por alguns dias e o fruto vai ter virado semente.
Gosta: Coin, Fossil, fish e egg.
Não gosta de: coisas sem interesse como flore etc.

Patrick: É o irmão gémeo de Kassey, e tirando a roupa eles iguais. Também trabalha com fogos de artificio junto com o irmão.
Gosta: Flowers, Cristais, Egg, Fish.
Não gosta: Water Melon.

Kassey: Um senhor que morra perto da vila e faz fogos de artificio. Ele tem uma formula especial e não revela pra qualquer um. Ele tem uma queda por Muffy.
Gosta: Flowers, Cristais.
Não gosta: Turnip.

Tim: Ele é o dono da estalagem. Aparentemente, ele não trabalha em nada, só faz é se gabar de como sua esposa Ruby é a melhor cozinheira da vila.
Gosta: Milk, Chesee, Egg, qualquer coisa que você acha na mina, Flowers.
Não gosta: N/A.

Ruby: É a melhor cozinheira da vila , ajuda seu marido na Estalagem e cuida de seu filho Rock.
Gosta: Flowers, Milk, Butter, Grapes.
Não gosta: Cachorros.

Rock: Ele é filho do Tim e da Ruby. ele não trabalha em nada, aparentemente só vaga por ai e Se encontra-lo dentro do bar pode competir com ele pra ver quem bebe mais leite.
Gosta: Flowers (apenas algumas, como a Toy), Butter, Coins, Chesee.
Não gosta: de outras flores.

Murrey: Ele é um mendigo que vive por ai. Ele "fala" estar juntando dinheiro pra ir pra casa, de vez enquanto você poderá ajuda-lo doando alguma quantia em dinheiro. Se for amigo dele (dando comida sempre que puder e ajudando quando ele pede dinheiro) ele não tentará roubar sua fazenda e assim você não terá prejuízo.
Gosta: Qualquer coisa comestível (tirando apenas peixe ou derivados do peixe), Fodder, Lã.
Não gosta: Peixe.

Gustafa: É um musico viajante, porem como Nami resolveu ficar na cidade. Ele adora passear por ai e tocar seu violão. Um dos motivos por qual fica na cidade é sua paixão por Nami, porem ao contrário de Marlin não ficará com raiva se casar com ela.
Gosta: Flowers.
Não gosta: N/A.

Griffin: É o dono do Bar da cidade onde pode competir e passar por festivais lá. Só aceita presentes de manhã, quando não esta trabalhando. Ama seu violão e conversar.
Gosta: Fish, Coins, Flowers (as azuis e as da lua), Cristais e Egg (principalmente de ouro).
Não gosta: Butter.

Cody: Ele não é muito amigável, mas com o tempo e com presentes se torna um bom amigo.
Gosta: Flowers, Bones, Cristais.
Não gosta: Curry.

Hardy: Ele é o medico local, você pode ir na casa dele no segundo capitulo para perguntar sobre doenças e o que sente, não é muito amigável, mas com o tempo se torna um bom amigo também.
Gosta: Flowers, Bones, Fish.
Não gosta: Curry.

Dachan: É um ursinho de pelúcia que você compra do Van no terceiro capitulo por 1.200 G, ele aparece em uma sena em que ele se mexe sozinho, ele é um bom presente para o seu filho então não deixe de compra-lo.
Gosta: N/A.
Não gosta: N/A.

Romana: E a avó de Lumina. Vive na mansão perto da vila. É uma senhora muito simpática, ela te dará até um gatinho que é apenas para enfeite se você for amigo dela.
Gosta: Flowers, Oranges, e Milk.
Não gosta: Fish e Cheese.

Chris: Uma moça loira muito simpática que pode ser vista andando por ai. Nem pense em se casar com ela, pois ela já é casada com Wally e tem um filho. Mas isso não impede que vocês fiquem muito amigos. Ela trabalha na cidade, e não é muito presente no jogo.
Gosta: Flowers, Milk, Apple.
Não gosta: Cake (vegetais).

Mukumuku: de acordo com os gnomos essa criatura é o "Guardião da Floresta". É um ser sagrado que pode ser visto de tempos em tempos no caso o inverno.
Gosta: N/A.
Não gosta: N/A.

Kate: Essa garota se muda para a cidade no segundo capitulo, existem rumores que você pode se casar com ela se não se casar com ninguem no primeiro capitulo. ela é muito repreendida pela mãe, que acha que se não for assim ela não será uma menina direita.
Gosta: N/A.
Não gosta: N/A.

Nina: Na minha opinião a personagem mais divertida e amável do jogo. Ela é esposa de Galen e acaba morrendo no primeiro capítulo, mas mesmo assim após conquistar a amizade dessa querida velinha mesmo depois de sua morte você sentira falta de -la andando pela rua.
Gosta: Flowers, Herbs, Milk e Vegetables.
Não gosta: N/A.

Galen: Marido de Nina, também é um velhinho muito simpático, e um dos habitantes mais velhos da vila e adora ajudar os mais novos, vive com sua esposa até o capitulo dois, porque ela morre no final do primeiro capítulo.
Gosta: Fish, Herbs, Apple e Vegetables de qualidade S.
Não gosta: Qualquer vegetal que não seja de qualidade S.

Vesta: É a dona da fazenda ao lado da sua. Ela se mudou pra cidade com seu marido, porém após a morte do marido dela mora apenas com seu irmão e Celia (a noiva dele).
Gosta: Flowers e Milk.
Não gosta: N/A.

Marlin: Ele não é muito sociável, mas também não é má pessoa, é o irmão mais novo de Vesta, apaixonado e noivo de Celia, quando mais você se aproxima dela, mais ele te odeia, então fica quase que impossível ser amigo de todos os personagens desse jogo.
Gosta: Vegetables de qualidade S.
Não gosta: Que você seja amigo da Celia, de presentes pra Celia ou fale com a Celia, diante desse ódio é um pouco complicado ficar amigo se quiser conquista-la.

Carter: Ele é arqueólogo e trabalha na escavação da mina que fica ao norte da fazenda da Vesta, é um homem sério, que entende muito de fosseis e nada de pessoas!, la na mina dele você pode escavar e só os objetos raricimos são dados a ele.
Gosta: Melon, Chesee, receitas com peixe.
Não gosta: N/A.

Flora: Assitente de Carter, ela não é muito simpática e não parece se interessar sobre o que você fala, porem com o tempo se torna uma pessoa bem amigável.
Gosta: Chesee, Fish, Butter, Milk.
Não gosta: Frutas e vegetais com qualidade inferior a S.

Grant: Ele se muda pra cidade no capitulo 2, é uma pessoa muito preocupada com a vida e com a esposa.
Gosta: Egg, Milk (de cabra também), receitas com peixe.
Não gosta: Coins.

Wally: Não se sabe muito bem o que ele faz. Porém através das conversas podemos observar que ele esta treinando para uma maratona, alguma coisa assim, é marido da Chris e tem um filho chamado Hurg.
Gosta: Egg, Milk, Fish, Chesee.
Não gosta: Que você seja amigo da mulher dele se não for amigo dele.

Hurg: No começo do jogo é apenas uma criança, mas do mesmo modo que o pai assim que vai crescendo vai encarando com seriedade o exercício. Ele é muito amigável com todos, e tem o mesmo objetivo do pai.
Gosta: Milk (no capitulo 1), Coins, Cristais.
Não gosta: N/A.

Samantha: É esposa de Grant e mãe da Kate com quem é muito rigorosa, pois não quer que sua filha seja uma "nada da vida", sendo que vê Lumina como uma menina perfeita, e quer que sua filha seja como ela.
Gosta: Flowers, Milk, Egg.
Não gosta: N/A.

GAROTAS:

Celia: pode ser considerada a garota mas "fácil" do jogo, é também a mais infantil entre as três meninas disponiveis (Muffy e Nami). Ela ama a natureza e adora andar por ai, ela pode ajudar nos animais e plantas assim você terá mais tempo para fazer outras coisas.
Seu diário: é o mais fácil de ver, vá ao segundo andar da casa dela e "clique" na cama.
gosta: Flowers (todos os tipos), Crystals, Vegtables, Eggs, Leite tipo S da vaca Star.
Não gosta de: Fossils, quando você a pede em casamento e diz que não pode a ter.
Trabalho: Ela trabalha na Fazenda de Vesta
pessoa que gosta: sua mãe.
Rival: Ela se casará com Marlin irmão da Vesta se não se casar com ela. Como muitos já devem estar imaginando Celia já começa sim o jogo comprometida (noiva) com Marlin, porém se conquista-la ela abandona o noivado e casa com você.
Dificuldade: *

Muffy: a mais velha das garotas numa faixa de 30 anos, também não é uma das mais difíceis, pois adora flores.
Seu diário: Vá ao Bar e "clique" no vaso de flores rosas que fica em um dos cantos.
gosta: Flowers (todos os tipos), Crystals, e doces.
Não gosta de: Fossils, Fish.
Trabalho: Ela trabalha no "Blue Bar". Rival: Ela se casará com Rock ou com ninguém.
Dificuldade: **

Nami: No inicio ela parece antipática e chata, porem com o tempo se torna uma pessoa amavel e simpática, adora a natureza e andar por ai, ela é uma viajante, ou seja, vive viajando por ai, porém, algo a prendeu nessa cidade.
Seu diário: Este aqui é um pouco mais trabalhoso de se ver. Ele fica no quarto da Nami no Inn em uma estante perto da janela, você só pode entrar quando a menina esta no quarto. Tente de manhã até as 9:30.
gosta: Clay Artifacts, Skulls, Cooking, e Flowers (apenas as que nascem no Fall).
Não gosta de: Flowers (de outras estações), Minerals, comida ruim.
Trabalho: Ela não trabalha.
Rival: Ela se casará com Gustafa se você não casar com ela.
Dificuldade: ***

Lumina: Neta de Romana no primeiro capitulo ela ainda é jovem. Adora tocar piano e dar voltas pela cidade, e é a mais difícil de ser conquistada.
Seu diário: Seu diário fica em seu quarto. Você só pode entrar lá quando a menina estiver lá. Ele fia em cima de uma mesa. Tente até as 10 horas.
gosta: Flowers
Não gosta de: N/A
Trabalho: Não trabalha.
Rival: Ela se casará com Rock ou com ninguem.
Dificuldade: ****

ANIMAIS:

Cavalo: Você não começa com ele não está disponível para compra, porém no verão do primeiro ano Takakura te dará um e não é obrigatoriamente marrom, pode ser de várias cores como preto ou branco, como qualquer outro animal do seu "Barn" você deve alimentá-lo e cuidar dele todos os dia se dar banho. E a utilidade dele é que você pode sair da sua fazenda com ele, fazendo você ganhar muito tempo!

Cachorro: No início do jogo você terá que escolher entre dois cachorros, um de orelhas grandes e outro de orelhas pequenas e terá também que dar um nome pra ele. Lembre-se de sempre deixar o pratinho de comida dele cheio, fica do lado da casinha dele e você pode colocar qualquer coisa comestível lá dentro, alem do chachorro comer no pratinho o gato que você ganhara também comera lá, você também tem a opção de treinar seu cãozinho, assim que terminar todas as tarefas (de noite) chame-o e treine-o até ele não querer mais, assim ele gostará mais de você e aprenderá a fazer truques, você pode conferir o quanto seu cão é treinado nos Status do diário, sendo que quando seu trabalho na mina estiver completo Carter lhe dará seu microcachorro (Chihuahua).

Gato: Você irá ganhar um destes no segundo ano se for amigo da Romana, não tem nenhuma função a não ser enfeite, mas mesmo assim é legal tê-lo, ele come no mesmo pote que o seu cão, logo não se esqueça de enchê-lo ou os dois ficarão sem comer, mas apenas o gato irar ficar com raiva.

Galinha: Provavelmente a primeira coisa que você irá comprar será uma destas! Casa caso queira comprar custa 900 G e você pode vendê-las por 450 G. Se tiver apenas uma galinha ela colocará ovos "normais" que valem 40 G, se tiver um galo ela poderá pôr ovos "fertilizados" que valem 50 G, ou podem ser postos na incubadora e gerar uma nova ave, sua galinha poderá pôr um ovo de ouro quando estiver todos os corações dela que você poderá vender por 300 G ou dependendo da situação até por mais.

Ovelha: Fique longe delas, podem ser "bonitinhas" mas não valem o custo mesmo sendo relativamente baixo (1.500 G), pois só dão lá uma vez por mês, Ou seja 4 vezes ao ano e mesmo que a lã delas seja de ouro (600 G) no final do ano você terá apenas 2.400 G, você lucra isso em menos de 1 mês com uma vaca e se a lã delas não for de ouro, você ganha bem menos... Do mesmo modo que a vaca, se você ainda quiser uma dessas só pra "bonito", ela deve ser alimentada, esfregada e cuidada todos os dias para que fique feliz.

Vaca: São os animais mais lucrativos do jogo. No total são 4 espécies de vacas e touros que você pode escolher comprar, cada uma com um tipo de leite, veja os tipos de leite abaixo.

Normal - M: 3.000 G / F: 4.000 ? Vende: 2.500 G
Marron (Brown) - M: 4.000 G / F: 5.000 ? Vende: 3.500 G.
Malhada (Marble) - M: 4.000 G / F: 5.000 ? Vende: 3.500 G.
Doce de Leite (Star) - M: 6.000 G / F: 7.000 ? Vende: 5.500 G.

Bode: Outro bichinho que n~so vale a pena, ele estará a venda a partir do segundo ano na primavera. Se quiser comprar saiba que ele será apenas um enfeite que ocupa espaço e custa caro (4.000 G)! Ele dá leite uma vez por dia 120 G normal e o bom por 300 G durante um ano. Pense bem antes de pegar esse aqui porque você não poderá se livrar dele. Logo a única maneira de se livrar deve é matá-lo, então pense bem.

Pato: Se você tiver um lago mande fazê-lo até a primavera do 2 capítulo. Quando chegar o verão do segundo capítulo um dia em que acordar depois da sua mulher ela lhe dirá que tem patos na ponte. Então você pode optar a ficar ou não com eles, coloque nomes neles. Patos não põem ovos, mas eventualmente se você colocar ovos na incubadora poderá nascer um patinho. Cada pato pode ser vendido por 500 G.

Tartaruga: isso é um boato mais até hoje não foi comprovado, no primeiro cápitulo seja amigo do Cody. Algum dia irá acontecer um evento em que você cair na água e a tartaruga te salva. Então você poderá ficar com ela.

Para dar banho nos animais é preciso que você tenha o "BRUSH". Quando seu animal estiver no pasto leve ele até uma "fontezinha" de água. Deixe ele virado para a fonte e pegue o brush. Haverá duas opções use ou wash. Se você colocar use ele só irá esfregar, como sempre, mas se você colocar wash ele irá lavar o animal.

Lembre-se de sempre colocar seus animais pra fora em dias de sol e deixá-los dentro em dias de chuva tem botões dentro e fora do "Barn" que fazem isso.

após adulta uma vaca só irá dar leite por um ano. Depois disso você terá que cruzá-la com um touro (seu 0 G ou de outra fazenda 2.500 G). Então a vaca ficará grávida, enquanto prenha ela dará um leite especial (Mama'a Milk) e assim que a nova vaquinha (ou tourinho) nascer ela voltará a dar leite normal.

SEMENTE:

Tomate 30G
Melancia 65G
Morango 30G
Melão 50G
Cebola 20G
Batata 40G
Cenoura 30G
Inhame 40G
Pêssego 180G
Laranja 140G
Uva 160G
Banana 280G
Maçã 140G
Fertilizante 40G

Spring
Tomato
Watermelon
Strawberry
Potato

Summer
Watermelon
Melon
Turnip

Fall
Tomato
Strawberry
Melon
Carrot
Yam

Winter
Turnip
Potato
Carrot

Soups

Earth Soup ...... Potato + Carrot ($100)
Fish Stew ........ Potato + Carrot + Fish ($250)
Stew ................ Potato + Carrot + Milk ($200)
Tomatoma Soup....... Tomato + Carrot ($90)
Yam Soup .......... Yam ($110) or bargain for ($132)

Salads

Dhibe Salad ........... Dhibe + Tomato + Berrytoma ($35)
Fruit Salad ............. Apple + Orange + Tomato ($40)
Light Pickles ........... Turnip ($25)
Marinade ................ Fish + Mugwort + Tomato ($35)
Melon Salad ........... Melon + Apple + Orange ($25)
Tomacaro Salad ...... Tomato + Carrot ($35)
Tomamelo Salad ...... Tomato + Melon ($35)

Entrees

Fried Mushrooms ............. Potato + Mushroom + Butter ($80)
Fried Vegetables ............. Tomato + Carrot + Butter ($70)
Grape Pie ....................... Grape + Butter + Egg ($50)
Melon Pie ........................ Melon + Butter + Egg ($50)
Sashimi .......................... Fish ($150)
Smoothe Veggie .............. Potato + Turnip + Carrot ($175)

Main Courses


Curry ..................... Ruby Spice + Carrot + Potato ($150)
Gratin ..................... Milk + Cheese + Butter ($200)
Meuniere Set ........... Fish + Butter ($250)
Mushroom Curry ...... Ruby Spice + Potato + Mushroom ($200)
Mushroom Gratin ..... Cheese + Mushroom + Butter ($150)
Omelet .................... Egg + Butter ($200)

Desserts

Carrot Cake .................... Carrot + Egg + Milk ($150)
Fruit Juice ........................ Milk + Peach + Grape ($50)
Grilled Yam ..................... Yam ($75)
Kashry Ice Cream ........... Kashry + Brown Milk + Star Milk ($150)
Love Cocktail ................. Watermelon + Grape ($200)
Peach Tart ....................... Peach + Egg + Butter ($125)
Pound Cake .................... Milk + Egg + Butter ($175)
Rich Juice ........................ Star Milk + Banana + Peach ($75)
Strawberry Cake ............. Strawberry + Egg + Milk ($190)
Sweet Potato ................... Yam + Butter + Egg ($150)
Veggie Cake .................... Tomato + Egg + Milk ($150)

tartan:tartan é uma planta que o Takakura ganha, ele aparece em qualquer capitulo, para ele aparecer voce tem que ir na casa do Takakura entre as 7:00 pm e 8:00 pm, ele serve para misturar as sementes formando sementes novas ou melhorando a condiçao da planta eu tenho a lista de algumas das fusoes de plantas tem tambem as rarecrops que sao as fusoes de duas plantas secundarias:

Bashber ............... Potato + Watermelon
Berryber .............. Strawberry + Watermelon
Berrylon .............. Strawberry + Melon
Berrytoma ........... Strawberry + Tomato
Cabber ............... Watermelon + Carrot
Caberry .............. Carrot + Strawberry
Cady .................. Carrot + Turnip
Camelo ............... Carrot + Melon
Dhibe .................. Turnip + Strawberry
Gehju ................. Grape + Banana
Gretoma ............. Watermelon + Tomato
Jurum ................. Grape + Peach
Kandy ................ Turnip + Yam
Kanro ................ Yam + Carrot
Kashry ............... Yam + Watermelon
Lanmuge ............ Orange + Peach
Magenge ............ Banana + Orange
Magerum ............ Banana + Peach
Melotoma .......... Melon + Tomato
Orahge .............. Grape + Orange
Oraphu .............. Orange + Apple
Phuju ................. Apple + Grape
Phurum .............. Apple + Peach
Potamelo ........... Potato + Melon
Radita ............... Turnip + Potato
Raury ................ Turnip + Watermelon
Tobatama .......... Potato + Tomato
Tataro ............... Potato + Carrot
Trady ................ Turnip + Tomato
Yamato ............. Yam + Tomato
Rare Crop ......... Trady + Berrylon
Rare Crop ......... Tataro + Cady
Rare Crop ......... Kanro + Radita
Rare Crop ......... Cabber + Kanro

Quando você coloca o fertilizador no pasto, demora mais ou menos 9 dias pra ele crescer e depois que você cortar não precisa comprar outro para colocar naquele local pois já cresce sozinho.

PROFISSÕES DO FILHO:

Estudante: Deixe apenas o carrinho de brinquedo na caixa de brinquedos tire todos os outros pra fora leve seu filho sempre para o laboratorio de Daryl e para a excavaçao de Carter seja amigo de Daryl,Carter e Flora.

Artista: Deixe apenas o livrinho de colorir de seu filho dentro da caixa de brinquedos tire todos os outros pra fora leve seu filho sempre para a casa de Cody e seja amigo de Cody, seguindo isso seu filho se tornara um artista.

Criador de animais: Sempre deixe seu filho na fazenda com vc cuide de seus animais deixe os animais no pasto e mostre os animais para o seu filho tire leite das vacas com a mao.

Atleta: Deixe apenas a bola dentro da caixa de brinquedos e tire o resto leve seu filho sempre para a casa de Wally e seja amigo de Wally e Hugh tente naum usar muito seu cavalo ande o maximo possivel.

Fazendeiro: Leve sempre seu filho para a fazenda da Vesta seja amigo de Vesta,Marlin e Celia plante o maximo de verduras, frutas e arvores e mostre as sementes para o seu filho

Escolher entre filho e filha: Depois de entregar a Blue Feather para ela, vá a casa dos Harvests Sprites (os três duendinhos) que moram na Hot Springs,e clique X,várias, VÁRIAS vezes no vaso atrás do duende de amarelo,depois de MUITOS cliques o vaso ou algum duende irá lhe perguntar se você quer um filho ou uma filha, ai é por sua conta.

Faça amigos, isto fara com que ele le chame para eventos, le darão itens,carreiras para seu filho. Para fazer amigos dão a eles presentes que eles gostem isso ajudará você futuramente durante o jogo.


Fonte: GameLib
Editado e corrigido by: Codigos de Games

50 comentários:

  1. A banana plata em que estaçao do ano? porque eu planto e passa um dia some tudo do canteiro a onde planta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom só tem como vc comprar god food que na verdade nao compensa pq e caro vc tem que comprar fertilizante na vesta a fazenda do lado da sua que tem bastante stufa aí vc vai la e compra uns fertilizante e planta no pasto problema resolvido!!!!!!!!!

      Excluir
  2. gostei muito da ajuda mas eu ñ ache como se faz as misturas do tartan eu faço tudo q imaginão e ñ acontece nada

    ResponderExcluir
  3. O Meu detonado é perfeito para vc que quer ser rico :B vejam aê a abaixo

    começando o jogo as 05:00 vc alimenta a vaca (ou vc apenas pega a comida na e aperta x na cara dela e ela come para vc nao ficar esperando) intão deixe ela no pasto. va nas areas de plantação e coloque 12 buracos (seis no de la< e seis no de la>) e va ate a fasenda de vesta e compre 10 ou 12 sementes de banana
    e guarde-as pq vc pode comeãr SÓ a plantar no SUMMER *RESPOSTA PARA RENALDO...*e sobreviva do leitinho de sua vaca eu conseguia antes de ser rico no começo 4leites A por dia e por tarde reuna todos os leites e venda no DIA DEZ DE SPRING quie vc ganha-rá mais dinheiro e vc ganhara ja o cavalo. no outro dia 1summer vc ganhara a blue father dos harvest sprites (espreitas das colheitas)e preste atenão o Takakura dira que esta-rá no shelf o lugar de tools no armário agora PLANTE as bananase 00:00(meio dia) o takakura te chama-ra para dar nome ao cavalo.
    como sempre trate de sua vaquinha e no fim do mes dia 10 venda tudo depois que o lugar onde as arvores ficam +escuras vc pode parar de regar e vai ate o fim do ano para ela cresçer
    caso vc quiser uma filha vc vai no mister poots(senhor dos potes)la na arvoresinha do spring e aperta ate ele falar you win e fale com algum anao e vc escolhe *son* filho *daughter* filha e PIMPA depois vem oq vc pediu.
    ACONCELHO vc ae casar com Muffy pois ela te ajudara mais para frente (assim como celia)
    pois a Nami e a Lumina sao duas preguiçosas que so servem pa cresce sua casa u.u .

    e quando suas BANANAS cresçeren vc se nao me engano vc vende por 560 cada se vc estiver no nvl A da banana se vc deixa ela no nvl S vc se fica absolutamente RICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!






    ESSAS FORAM MINHAS DICAS ATE +

    ResponderExcluir
  4. acho q essa coisa aí do "filho e filha" é um boato,pedi pros duendes q me dessem uma filha,mais me deram um filho!E ainda,ele ficou com nome de mulher :S

    ResponderExcluir
  5. ae cara me fala onde o VAN mora pow nao sei me adiciona no msn pra tu me flar ou coloca aqui mesmo ....

    MSN : todinho131@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. pq ñ estou consegindo ganhar o bode eu ja estou no segundo ano e aparecel e sumiu

    ResponderExcluir
  7. ele é um comerciante nomade ou seja esta sempre viajando naum mora na vila e so aparece por la no dia oito e no dia ter de qual quer estação...

    ResponderExcluir
  8. O VAN SO APARECE NOS DIAS TRES E OITO POR QUE ELE EH UM MERCADOR E VIVE VIAJANDO PARA TRAZER NOVIDADES MAS AS NOVIDADES SAUM DE ANO EM ANO

    ResponderExcluir
  9. como fazer para acabar com aquele bichinho q no verão some com o q vc planto?

    ResponderExcluir
  10. eu posso consugui o alarme no terceiro ano

    ResponderExcluir
  11. eu n sei aodne ve o meu ano aparece year 1 mais a romana ja me deu o gato so no ano 2 q ela da!

    ResponderExcluir
  12. como tiro leite da vaca apos comprala?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ela ira crescer depois de 1 mês talvez aí vc tem que coloca-la para cruzar com um touro pode ser o que vc comprou ou outro que é 2.500 entendeu!!!!!!!

      Excluir
  13. Respostas
    1. vc vai a onde compra sementes aii ta lah ah utima opçao vc compra pelo menos uns 40
      e planta no pasto onde fika seus animais

      Excluir
  14. uuq q eu tenho q pegar para conclui o trabalho na mina???

    ResponderExcluir
  15. em que estaçao eu poderia plantar a maça?

    ResponderExcluir
  16. Leva quantos dias para uma vaca ter sua cria?

    ResponderExcluir
  17. na Seed Maker pode colocar qualquer coisa como flor ou comida que acha no chao ou peixe? eu nao sei isso me ajudem!

    ResponderExcluir
  18. me respodo afinal a Nina no segundo capitulo morre?

    ResponderExcluir
  19. ALGUEN SABE UM CODIGO AI DE VERDADE

    KKK..SI SOUBE POSTA AI...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Codigo é para os fracos!! o legal do jogo é batalhar para conseguir as coisas! codigos acabam com a moral do jogo!!

      Excluir
  20. como termina, me falaram que o jogador morre que triste

    ResponderExcluir
  21. como ve se e o primero ou segundo capitulo???

    ResponderExcluir
  22. enprestei meu jogo para um amigo ele disse que quendo começou a jogar ele começou a falar com o takakura perto da quela casa depois do galinheiro e takakura deu uma ovelha para ele.
    a muita gente dis de tem que escovar a ovelha para ela dar lã de ouro mais eu só falo com ela e tiro lã dourada a muiatas estações e vendo pro van por $720,00.

    ResponderExcluir
  23. e mentira ou não essa coisa de escolher filho ou filha ? porque eu entreguei a Blue feather para a muffy depois eu fui a casa dos harvesths sprites e falei com o mrs.pots depois falei com um sprit e ele perguntou se eu queria filho ou filha escolhi filha e quando casei eu tive um filho . alquem pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  24. Onde compra rações de galinha e de vacas?
    Minhas plantas de meu terreno estao desaparecendo outro dia quando fui sair da casa apareceu um grilo o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  25. Eu Nao Consigo Ganhar O TarTan...Me Ajudem Aii

    ResponderExcluir
  26. gente é so ir num canto que fica do lado estufa e vcs vao la pro fundo nao o da estufa e sim o do lado da estufae cava vcs vao achar um bau com $1.000.000.00

    ResponderExcluir
  27. AEW PESSOAL ADD MSN teteu_online14@hotmail.com eu ja comprei tudoo na lojaa add e eu ajudarei como conseguir muita grana !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  28. Tenho perguntas para fazer
    1-pergunta:onde fica essa estufa?
    2-pergunta:Já ganhei do patrick e do kassey 10 vezes e naum ganhei o 64 memores
    3-pergunta:pra que serve o tempeiro de Ruby?
    4-pergunta:qual a melhor fruta pra botar na seed maker pra ganhar mt dinheiro?

    ResponderExcluir
  29. eu ñ consigo desbloquiar o Grand Fiel me ajudem por favor qq eu faço eu já tou no 5 capitulo

    ResponderExcluir
  30. o tempero da ruby serve pra colokar nas receiitas q vc faz e a melhor fruta pra colokar no seed maker é a banana

    ResponderExcluir
  31. Pelo amor de deus, alguem pode mim dizer como equi eu volta a cidade .

    ResponderExcluir
  32. Pelo amor de deus, alguem pode mim dizer como equi eu volta a cidade .

    ResponderExcluir
  33. como eu me caso com muffy eu intreguei a pena para ela e nd por favor me falem o q fazer ja tenho 4 coraçoes rosas com ela

    ResponderExcluir
  34. Respostas
    1. bem vc nao morre vc tipo entra em comar pq vc fia novo e todos fican novos so os q creseran fican do mesmo jeito

      Excluir
  35. Bom nao entendo nada oq os personagem fala kkk sou muito burro em relação a inglês :( mas foram ótimas dicas que me ajudou muito ... Obrigado ... Tiver qualquer outra dica me avisa :)

    ResponderExcluir
  36. Bom nao entendo nada oq os personagem fala kkk sou muito burro em relação a inglês :( mas foram ótimas dicas que me ajudou muito ... Obrigado ... Tiver qualquer outra dica me avisa :)

    ResponderExcluir
  37. TEM COMO OS DOENDES AJUDAR NA FAZENDA

    ResponderExcluir
  38. TEM COMO OS DOENDES AJUDAR NA FAZENDA

    ResponderExcluir